BOTAFOGO

                                                  BOTAFOGO O GLORIOSO

 

 

Atualizado em 16/12/2011 19h40

Novo técnico do Botafogo, Oswaldo disputa jogo decisivo no Japão

Com o Kashima Antlers, ele terá o Kyoto Sanga pela frente na Copa do Imperador, neste sábado. Se for eliminado, voltará mais cedo ao Brasil

 

 

A torcida do Botafogo vai precisar madrugar para acompanhar o seu novo técnico em ação antes de ele assumir o time em janeiro. Oswaldo de Oliveira comanda neste sábado, às 2h (de Brasília), o Kashima Antlers no confronto com o Kyoto Sanga, pelas oitavas de final da Copa do Imperador, em Marugame.A fase é eliminatória e será disputada em jogo único. Em caso de empate, haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

Para o Botafogo, seria interessante a eliminação do Kashima para que Oswaldo antecipasse a sua volta ao Brasil e pudesse começar a trabalhar mais cedo com a diretoria. Além disso, o treinador poderia tirar alguns dias de férias, já que se for até a final da competição, jogará no dia 1 de janeiro, enquanto o clube carioca tem previsão de reapresentação do elenco três dias depois.

Para seguir na defesa do título conquistado no ano passado, Oswaldo terá desfalques importantes, entre eles o brasileiro Fellype Gabriel, que teve seu nome estudado pela diretoria do Botafogo. Ele está fora do jogo por lesão, assim como o zagueiro Nakata e o atacante Tashiro.

- Vamos entrar em campo com determinação e lutar todo o tempo pela vitória para garantir uma vaga nas quartas de final. Nosso objetivo é chegar à decisão e ficaria feliz em levar o time mais uma vez à Liga dos Campeões da Ásia antes de deixar o clube. Infelizmente, não poderei contar com três titulares para esse jogo, mas a equipe tem consciência da importância dessa partida - disse o treinador.

 

 

 

 

 

Atualizado em 09/12/2011 20h46

Diretoria do Botafogo oficializa a contratação de Oswaldo de Oliveira.

Depois de acertarem contrato por três anos, técnico e clube decidem mudar vínculo para uma temporada, renovável por mais uma...

 

A diretoria do Botafogo confirmou no fim da tarde  desta segunda-feira, por intermédio do site oficial do clube, o acerto com o técnico Oswaldo de Oliveira para apróxima temporada. O treinador assumirá o time em janeiro, logo após o término do seu compromisso com o Kashima Antlers, do Japão. Oswaldo trará para o Alvinegro carioca o seu auxiliar Luiz Alberto e o preparador físico Ricardo Henriques.


A diretoria do Botafogo confirmou no fim da tarde desta segunda-feira, por intermédio do site oficial do clube, o acerto com o técnico Oswaldo de Oliveira para a próxima temporada. O treinador assumirá o time em janeiro, logo após o término do seu compromisso com o Kashima Antlers, do Japão. Oswaldo trará para o Alvinegro carioca o seu auxiliar Luiz Alberto e o preparador físico Ricardo Henriques.

- Eu e o Botafogo já acertamos uma situação futura para que o trabalho possa começar a partir de janeiro. Mesmo do Japão, já vou começar a desenvolver um planejamento com a direção do clube, principalmente em relação a contratações e detalhes importantes para a próxima temporada. Isso será fundamental para adiantar o trabalho. Temos de deixar o passado de lado e nos prepararmos para conquistar nossos objetivos no futuro - disse o técnico ao site do Botafogo.

A negociação entre Oswaldo e Botafogo levou alguns dias para ser concretizada e até à redação do contrato foram discutidos alguns pontos. Inicialmente, clube e treinador tinham decidido por um contrato de três anos. Depois, o Glorioso achou melhor mudar o tempo de contrato para um ano, renovável por mais um. O advogado do técnico também o aconselhou a fazer isso e a minuta de contrato foi alterada pouco antes de ser fechada. 

Pela diretoria alvinegra, o vice-presidente de futebol, André Silva, comentou a contratação do treinador para o lugar de Caio Júnior.

 

 

                                               -----------------------------XXXX--------------------------
 
 
 
 
 
 
 
Atualizado em 09/12/2011 20h49
 

Em jejum, Botafogo já viu seis clubes brasileiros estrearem na Libertadores.

Sem jogar a competição desde 1996, time vive seca menor apenas do que outros cinco participantes do Campeonato Brasileiro do ano que vem.



 Em 1996, o Botafogo disputou a Taça Libertadores e caiu nas oitavas de final. Foi a última vez. De lá para cá, a torcida vem sofrendo decepções seguidas com o time, que deu esperança em algumas oportunidades, mas acabou decepcionando na reta final. A maior delas aconteceu em 1999, quando perdeu o título da Copa do Brasil para o Juventude, diante de um Maracanã lotado.

Para piorar a situação, o Botafogo acompanhou a estreia de seis clubes na Libertadores desde a sua última participação: o próprio Juventude, em 2000, e ainda Paysandu (2002), Santo André (2004), Goiás (2006), Paulista (2006) e Paraná (2007). Dos 20 participantes do Brasileiro em 2012, tem um jejum menor do que apenas cinco clubes, sendo que três deles jamais disputaram a competição (Atlético-GO, Portuguesa e Ponte Preta). Náutico, desde 1969, e Bahia, desde 1989, estão há mais tempo fora.

Para se ter uma ideia da situação do Botafogo em relação aos rivais, desde 1996, o Flamengo vai para a sua quinta participação, já incluindo a Libertadores de 2012, o Vasco disputará a competição pela quarta vez e o Fluminense, pela terceira. Grêmio, Santos, São Paulo e Corinthians já chegam a sete classificações cada e o Cruzeiro, oito.

Esse ano, o Botafogo chegou a ser vice-líder do Campeonato Brasileiro. Mas uma série de cinco derrotas seguidas, quando faltavam apenas seis para o fim da competição, jogaram por terra o trabalho da temporada, criando até mesmo uma crise entre jogadores e dirigentes, depois das declarações do vice-presidente de futebol, André Silva, depois da derrota por 4 a 0 para o Atlético-MG, na penúltima rodada do Brasileiro.